Varejo cresce 6,2% em janeiro em comparação com 2013, diz IBGE

Varejo cresce 6,2% em janeiro em comparação com 2013, diz IBGE

14 de março de 2014

arroba publicidade
Crédito da imagem: David Pursehouse
O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,4% em janeiro de 2014, na comparação com dezembro, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a janeiro do ano passado, o setor viu crescimento de 6,2%, com receita nominal de 12,5%.

No acumulado em 12 meses, o varejo nominal marcou expansão de 4,3%, com receita nominal de 11,9%, e o varejo ampliado teve elevação de 3,3%, com receita nominal superior, com 8,8%.


As vendas de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 1% em janeiro, ante o mês anterior, segundo o estudo.


“Os preços de alimentação no domicílio estão mais comportados, o que favorece o consumo de alimentos. É uma situação oposta ao que observamos no início do ano passado”, disse Aleciana Gusmão, técnica da coordenação de serviços e comércio do IBGE, em entrevista ao Valor Econômico. 


Dados do IBGE indicam que, no acumulado em 12 meses encerrados em janeiro, a alimentação no domicílio subiu 6%, ficando acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,6% no período.


As vendas nos super e hipermercados cresceram em ritmo superior ao esperado pelas consultorias econômicas, que também divulgaram resultado. Esse é o fato mais positivo do varejo, pois indica a preservação de emprego e renda do consumidor final. Já a inflação parece pesar mais nas decisões de consumo, segundo o estudo.

2013, 2014, dezembro, estatísticas, IBGE, janeiro, varejista, varejo, vendas

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3