Um milhão de toneladas de anchova foi pescado ilegalmente no Peru, de acordo com SNP

Um milhão de toneladas de anchova foi pescado ilegalmente no Peru, de acordo com SNP

12 de novembro de 2013

Crédito da imagem: Jose Muanis


No Peru, a pesca da anchova chega a cerca de seis milhões de toneladas por ano. Porém um milhão de toneladas são capturadas ilegalmente, segundo o presidente da Sociedade Nacional da Pesca ( SNP ), Elena Conterno Martinelli, em entrevista ao Diario Correo.


A presidente SNP também fez uma análise crítica do novo sistema de quotas de pesca estabelecidas pelo Decreto Supremo 005 e as perspectivas do setor. A indústria da pesca é a segunda mais importante para a economia do Peru, apenas atrás da mineração e emprega cerca de 230 mil pessoas direta e indiretamente.


A pesca ilegal está sendo combatida no Peru, pois além das anchovas, a matança de golfinho está crescendo no local. O governo peruano vai reforçar os controles e inspeções em portos de todo o país, após receber denúncias de pesca ilegal e do massacre de 15 mil golfinhos este ano, informou o Ministério da Produção em comunicado.


Os golfinhos são alvos, pois sua carne é usada por pescadores artesanais como isca na pesca de tubarões. Segundo o ministério, a venda de barbatanas de tubarão para a Ásia aumentou no Peru e se tornou a principal causa da matança de golfinhos, como informa o Portal Em.com.br


Detenções


No Brasil, a pesca ilegal também existe e está sendo fortemente combatida.  Recentemente, em Minas Gerais e no Paraná, segundo a imprensa local, homens foram detidos  pela Polícia Militar de Meio Ambiente acusados de pesca ilegal.


O Paraná está engajado em coibir esse tipo de captura, tanto que lançou no começo do mês a Operação Piracema, que irá fiscalizar e combater a pesca ilegal durante o período de reprodução dos peixes.


Na região de Foz do Iguaçu, o policiamento acontece na Bacia Hidrográfica do Paraná III, conforme explica o primeiro-tenente da 5ª Companhia de Polícia Ambiental do Paraná, Nilson Figueiredo, em entrevista a CBN de Foz do Iguaçu.


Ouça a entrevista da CBN aqui.

anchova, ilegal, Minas Gerais, Paraná, Peru, pesca

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3