Seap/PR marca retomada de programa de cessão e abre licitação para 46 novas áreas

Seap/PR marca retomada de programa de cessão e abre licitação para 46 novas áreas

Governo federal não licitava novas áreas desde 2014; um segundo edital deverá ser publicado ainda até o fim do ano

26 de setembro de 2018

Um novo edital publicado pela Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca (Seap) da Secretaria Geral da Presidência da República marca a retomada do programa de cessão de águas públicas para fins aquícolas. Publicado originalmente na terça-feira (25/09), o edital recebeu uma retificação nesta quinta-feira para ajustar o número de áreas disponíveis - de 48 para 46.

O bloco de áreas continentais e marinhas contempla todas as Regiões do País e permite uma capacidade produtiva de 31 mil toneladas. Este é o primeiro de dois editais de licitação que a Seap pretende publicar ainda até o final do ano, de acordo com a coordenadora de aquicultura em Águas da União da secretaria, Juliana Lopes.

"Esperamos ainda uma segunda licitação para este ano ainda, como havíamos prometido no início do ano. E a partir disso criarmos uma regularidade para licitar novas áreas aquícolas." O edital abre a licitação para áreas em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. 

"Mais importante que a licitação em si é a retomada da política depois de quatro anos", ressalta Lopes. Diante do desmantelamento da pasta, o governo federal ficou quatro anos sem licitar novas áreas, agravando problemas como a "reserva de outorga" - áreas já licitadas e sem produção, sublocadas ou tratadas como propriedade privada. 

O edital já compreende as espécies autorizadas para cada área. A maior das áreas em licitação, por exemplo, tem 13 hectares e está localizada no Reservatório da UHE de Porto Primavera, no Estado de São Paulo. A produção outorgada será de 2.592 t/ano, de acordo com a autorização concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA), autorização da Marinha do Brasil, e anuência prévia do IBAMA para a produção da tilápia.

Como participar?

A licitação foi criada na modalidade maior lance, maior oferta. As propostas deverão ser entregues até 24 de outubro às 18h na Comissão Especial de Licitação da Seap - Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco "D" -
Protocolo do 5º andar - Edifício Palácio do Desenvolvimento - ASA NORTE (Prédio do INCRA), CEP: 70057-900 - Brasília DF, ou às 10:00h do dia 25/10/2018, no local do certame.

Abertura da sessão pública: 25/10/2018
- Horário: 10:00h
- Local: Auditório do Anexo I, Ala B, térreo, Palácio do Planalto - Presidência da
República, situado na Praça dos três Poderes, Brasília, DF.
- Código da UASG: 20.124/00001

Mais detalhes aqui neste link.

águas públicas, cessão, Comissão Especial de Licitação da Seap, Juliana Lopes, Seap

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3