Produção global de camarão deverá chegar a 4 milhões de t em 2020
Indústria

Produção global de camarão deverá chegar a 4 milhões de t em 2020

Painel GSMC avalia que haverá um crescimento na produção do Equador e de outros países para compensar uma pequena queda da Índia

31 de janeiro de 2020

A produção de camarão no mundo deverá chegar a 4 milhões de toneladas em 2020, conforme um painel da Global Seafood Market Conference (GSMC) divulgado pelo Undercurrentnews. Enquanto isso, no Brasil, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) estima uma produção de vannamei em 120 mil toneladas para este ano, o que parece ser uma pequena contribuição na produção em âmbito global, mas importante no cenário nacional.  
 
 
A busca no aumento da produtividade do vannamei é capa da Revista Seafood Brasil #32, que mostra como os principais atores da carcinicultura nacional estão se movimentando para aquecer a retomada da produção (Leia mais sobre a edição #32). 
 
Já no cenário mundial, a apresentação do painel de camarões GSMC avalia que haverá um crescimento na produção do Equador e de outros países para compensar uma pequena queda da Índia, embora o palestrante que cobre a Índia tenha dito à Undercurrent News que não espera uma queda na produção em 2020.
 
Conforme o veículo, a expectativa é que a produção indiana de vannamei salte em 4% ano a ano, de abril de 2019 a março de 2020, para um número estimado de 710 mil toneladas. O esperado para 2019 era de que a produção caísse, o que não aconteceu, com as exportações indianas nos primeiros oito meses do ano financeiro mostrando um crescimento de 7%, conforme o painel.
 
A produção indiana é assegurada com uma atual estabilidade de preços, o que vem dando confiança aos produtores. O ano de 2020 iniciou com um bom estoque para a safra de verão, disse o painel. Embora, relatos de algumas áreas afetadas por doenças deixem a produção em alerta.
 
O indicado no painel, é que a Índia, com sua base de processamento estabelecida, procurará consolidar seu crescimento aumentando sua participação em produtos de exportação de valor agregado em 2020. Vale lembrar que a previsão do painel não é exata para a Índia ou  Equador, que é segundo maior produtor global. O número estimado para aquele país é de 635 mil toneladas, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
 
As previsões para o México também foram otimistas, a produção teria um aumento de 5% no comparativo anual, para 145.5 mil toneldas, de acordo com o painel de camarões.
 
 
2019 na Argentina
 
Em 2019, as exportações de camarão da Argentina da espécie Pleoticus meulleri foram menores em relação ao ano anterior. Ao todo foram 169.7 mil toneladas do crustáceo em 12 meses, uma queda de 8% em relação as 185.4 mil toneladas de 2018, conforme estimativa da Revista REDES & Seafood.
 
As exportações de camarão inteiro caíram 10% no ano, indo de quase 120 mil toneladas em 2018 para um pouco mais de 107.4 mil toneladas em 2019. Já o camarão sem cabeça também seguiu em baixa, as 62.3 mil toneladas  do ano passado representaram um declínio de quase 5% sobre as 65.5 mil toneladas do ano retrasado.
 
As importações argentinas de camarão também fecharam o ano em queda de 14,5%. No total, foram praticamente 218 mil toneladas em 2019 contra cerca de 255 mil toneladas em 2018.
 
No ano passado, o camarão argentino santana ou vermelho, como é conhecido aqui no Brasil, teve seu retorno liberado ao Brasil. A justiça brasileira deu parecer favorável à entrada do crustáceo no mercado nacional, que estava suspensa em uma briga judicial que se arrasta há anos (Leia mais aqui).
 
No entanto, relatos de um exportador argentino dão conta de que um contêiner ficou esperando 40 dias para embarcar e, ao final do período, o Mapa não reconheceu válido o certificado sanitário emitido pelo "Dipoa" argentino, o Senasa. A carga teve de ser desconsolidada e retornou para a planta de processo. 
 
Enquanto isso, o camarão contrabandeado por terra continua a ingressar no Brasil, como mostra esta nota do NSC Total.
 
Créditos da imagem: Pixnio

ABCC, camarão Argentina, camarão Brasil, camarão Equador, camarão Índia, camarão México, camarão vannamei, exportação de camarão

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3