Pesquisa revela preferência do consumidor por peixe da pesca extrativa
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Pesquisa revela preferência do consumidor por peixe da pesca extrativa

Pesquisa da Embrapa em parceria com o Pecege foi feita em consumidores de supermercados

25 de agosto de 2020

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Peixes da pesca extrativa têm melhor reputação que os da piscicultura junto ao consumidor dos supermercados, mostra pesquisa da Embrapa em parceria com o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) lançada nesta terça-feira (25).
 
A pesquisa ouviu mais de 1.350 pessoas de diferentes bairros das capitais Manaus (AM), Recife (PE), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
 
A principal descoberta da pesquisa evidencia, segundo os autores, a necessidade de melhorar a comunicação das qualidades do peixe de cultivo junto aos consumidores, “de modo a informá-los quanto às vantagens desses produtos”. Os autores atestaram ainda que os consumidores consultados preferem o produto fresco em filé e cortes.
 
Outro resultado é a consolidação da tilápia como um produto bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do País.
 
Perfil dos consumidores
Na pesquisa nacional houve um equilíbrio em termos de gênero, com 51% de mulheres e 49% de homens. Recife e São Paulo foram as capitais que apresentaram o maior número de mulheres entre os consumidores entrevistados com 62 e 61%, respectivamente. Já em Curitiba e Manaus as participações de homens foram maiores com 58 e 57%, respectivamente.
 
Por tipo de conservação
A maioria dos consumidores afirmou que consume o peixe fresco ao menos uma vez por semana. Quanto ao peixe congelado, a maioria dos entrevistados das cinco capitais respondeu que nunca ou ocasionalmente consome os peixes nesse tipo de apresentação. E o peixe conservado em sal também apresentou uma baixa preferência, mais de 80% dos consumidores nunca ou ocasionalmente consomem esse tipo de produto e menos de 10% dos consumidores afirmaram consumir peixe conservado em sal pelo menos uma vez por mês e
menos de 2% afirmaram consumir pelo menos uma vez por dia.
 
Preferência por local de compra do pescado
Quando perguntados sobre qual o principal local de compra de peixe, 61% dos entrevistados afirmaram que o supermercado é a principal escolha. A peixaria aparece em segundo lugar com 15%, seguida das feiras com 11% .
 
"O estudo apresenta resultados relevantes para o desenvolvimento da piscicultura a partir de dados inéditos sobre hábitos de consumo e percepção dos consumidores acerca das principais espécies", destacou os autores.
 
Conforme ele, as diferenças encontrada entre as cinco capitais pesquisadas também constituem um elemento importante, pois permite identificar características regionalizadas, o que ajuda na definição de estratégias de mercado por parte dos agentes da cadeia produtiva. "Mais do que um resultado definitivo, este estudo constitui um ponto de partida para a realização de outras pesquisas abordando outras realidades e outros canais de venda, de forma a permitir ao setor produtivo construir uma sólida inteligência mercadológica, a exemplo do que já ocorre em outras cadeias de proteína animal", concluíram.

Baixe a pesquisa completa aqui na íntegra.

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