NFI lança blog para desmistificar relação entre pescado e Covid-19
Indústria

NFI lança blog para desmistificar relação entre pescado e Covid-19

Peixe não oferece risco de contágio da doença, explica entidade norte-americana

12 de março de 2020

O National Fisheries Institute (NFI), que representa as principais indústrias de pescado norte-americanas, lançou nesta quinta-feira (12/03) um website específico para desmistificar algumas informações que vem relacionando o consumo de alimentos à transmissão do coronavírus Covid-19, hoje uma pandemia mundial como caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O lançamento ocorre em meio aos reflexos do anúncio do presidente Donald Trump de suspender voos oriundos da União Europeia, o que impacta fortemente o setor de pescado. Seattle, um hub de pescado para todo o país, foi a primeira cidade a registrar casos da enfermidade e hoje possui o maior índice de contaminações; atualmente, a cidade baniu eventos com mais de 250 pessoas, escolas e universidades suspenderam aulas e agora a cidade considera se fará um lockdown, como aconteceu na cidade chinesa de Wuhan.  

Com perguntas contínuas sobre o Covid-19, a NFI decidiu lançar o blog seafoodsafetycovid19.wordpress.com como um recurso para a comunidade do pescado. O site está completo com perguntas frequentes e pontos de discussão sugeridos para funcionários que tenham contatos com clientes em dúvidas sobre os produtos. As respostas encontradas no site apontam para fontes autorizadas e serão atualizadas conforme necessário, indica a entidade.

De acordo com o último boletim do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), acessado às 19h desta quinta-feira, a situação da doença no país está desta maneira: 

Total de casos: 1,215 Total de mortes: 36 Estados com casos reportados: 43

Pescado (e outros alimentos) não transmitem vírus

Veja alguns dos pontos indicados pelo site:

1. Posso obter coronavírus de frutos do mar?

"Mais uma vez, queremos garantir ao público que, neste momento, não há evidências de que alimentos ou embalagens de alimentos tenham sido associados à transmissão e não há motivo para preocupação".

Stephen M. Hahn M.D.

Comissário de Alimentos e Medicamentos do FDA

A cientista-chefe da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, Marta Hugas, disse que “experiências de surtos anteriores de coronavírus relacionados, como o coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) e Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), mostram que a transmissão através de o consumo de alimentos não ocorreu. No momento, não há evidências que sugiram que o coronavírus seja diferente a esse respeito. ”
 
O Instituto Federal Alemão para Avaliação de Riscos disse que “Atualmente, não há casos que mostrem evidências de humanos infectados com o novo tipo de coronavírus por outro método, como o consumo de alimentos contaminados ou brinquedos importados”.
 
Leia mais no site (em inglês) neste link.

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3