Latam Retail Show 2019 cheia de novidades no varejo e consumo
Varejo

Latam Retail Show 2019 cheia de novidades no varejo e consumo

Congresso, feira e eventos simultâneos movimentaram três dias em São Paulo

03 de setembro de 2019

arroba publicidade
Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Latam Retail Show reuniu diversos representantes do varejo nacional e internacional no Expo Center Norte, em São Paulo. Comemorando sua  5ª edição em 2019, o evento é considerado um dos mais completos no segmento de varejo e consumo da América Latina.
 
O evento tratou de diversos temas do setor, como a evolução do varejo, omnichannel, jornada do consumidor, ecossistema de negócios da China, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros assuntos.
 
Congresso
Nos três dias de atrações, o congresso levou nomes de peso entre os palestrantes nacionais e internacionais. Dos internacionais por exemplo, foi destaque do primeiro dia o vice-presidente global de Estratégia, Ofertas e Alianças da IBM, Christopher Wong, que discutiu “As novas tecnologias na Transformação Digital do Varejo: aplicações, impactos e uma perspectiva de futuro”.
 
No segundo dia foi a vez da China ser assunto com Mark Greeven, professor de inovação e estratégia na IMD e autor do livro ‘Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco’. Greeven abordou o “Ecossistema de negócios na China: varejo, tendências e insights”. Fechando a programação, Javier Fernández Andrino, diretor Estratégico Internacional de Marketing e Luxo da El Corte Inglés, trouxe “A nova era do varejo, a nova era do consumidor”. 
 
Do lado nacional, a Latam Retail Show 2019 recebeu palestras como do Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Paulo Correa, CEO da C&A Brasil; Peter Estermann, diretor presidente do GPA, entre outros nomes. Também foi destaque os governadores João Dória, Ratinho Junior e Romeu Zema, de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, respectivamente.
 
Ratinho Junior falou sobre  “O Brasil com uma economia sólida e competitiva no cenário internacional em 2025”. Zemar tratou “Os desafios de aplicar o modelo de gestão corporativa na administração pública”. E Dória frisou a importância do pensamento global e falou sobre as missões internacionais do governo a Davos (Suíça), Londres e China. E também destacou a abertura do escritório comercial de São Paulo em Xangai.
 
Feira
A Expo neste ano foi realizada pela NürnbergMesse Brasil, e entre os destaques oferecidos ao público estava a Kemp, empresa de levantamentos, projetos e gerenciamento de obras, que levou os óculos de realidade virtual e aumentada. “(...)  Por isso trouxemos esta tecnologia, pela qual é possível visualizar, a partir do projeto, uma loja, ou qualquer outro imóvel, finalizado, mesmo antes da obra ter sido iniciada. Conseguimos olhar desde a fachada até como ficarão o salão de vendas, as paredes, os banheiros, a altura dos armários, das mesas, e já tomar decisões executivas que muitas vezes só seriam possíveis muito adiante no cronograma”, explica Barbara Kemp, COO da Kemp.
 
A empresa também mostrou como se utiliza o processo BIM, uma metodologia simula a construção de forma virtual e tridimensional, permitindo sua visualização por meio de realidade virtual.
 
Já a Gunnebo, grupo sueco que atua no Brasil com fornecimento de equipamentos e soluções de proteção eletrônica no setor varejista, mostrou aos visitantes a sua recente solução: o XReader, sistema de leitura automática de código de barras e identificação de produto por imagem, em uma operação de retaguarda para o e-commerce. Com a solução, a empresa obtém uma redução superior a 30% no tempo de operação com checagem, emissão de nota fiscal e expedição de produtos.
 
 
Eventos simultâneos
Além da Expo e dos congressos, uma série de eventos simultâneos movimentaram a Latam Retail Show. A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) realizou durante o evento, o seu 9º Congresso Brasileiro de Marcas Próprias e Terceirização. Nesta edição, foi abordado o tema 2 X em 5 e foco na geração de uma transformação virtuosa por meio da oferta de conteúdo relevante e estratégico para toda a cadeia de valor da Marca Própria.
 
Já a Arena Mercado & Consumo levou 100 palestrantes em 62 horas de conteúdo gratuito. Ao mesmo tempo, foram até quatro palestras distintas, como a apresentação de Jay Schuren, gerente geral de Time Series da DataRobot, que falou sobre “Alavancar modelos de séries temporais para melhorar as operações” e Gustavo Carrer, gerente de desenvolvimento de negócios da Gunnebo, abordando o “Marketing e vendas para o novo consumidor”.
 
Na Arena, também asconteceu a entrega do Prêmio Start me UP, oferecido às iniciativas de startups com mais inovações no último ano.Concorrerem seis startups de diferentes países da América Latina, com inovações que vão desde as áreas de logística e até aplicativos para compra em pet shops da região com frete grátis. O vencedor foi a Standout, especialista em trade Market para e-commerce, com o conteúdo para cada produto do e-commerce e auxiliando o cliente com mais informações. A empresa também usa inteligência artificial para monitorar a experiência do cliente no e-commerce e saber qual produto performa melhor e em qual região.
 
Outro destaque foi a Retail Real Estate Expo, considerada a maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.
 
Imagem: Divulgação/ Terassan Fotografia

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3