Importância dos programas de autocontrole na indústria
Indústria

Importância dos programas de autocontrole na indústria

Programas de autocontrole (PAC) se tornaram um dos grandes “vilões” na cadeia pesqueira

Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda - 02 de maio de 2023

Desmistificando os programas de autocontrole e quais os principais pontos a serem atendidos!
 
Qual a importância de ter os programas de autocontrole atualizados em sua indústria? Um dos temas mais abordados dentro das indústrias de produtos de origem animal e muitas vezes temido devido ao formato extremamente técnico e complexo que é transmitido, os programas de autocontrole (PAC) se tornaram um dos grandes “vilões” na cadeia pesqueira.
 
Sendo assim vamos mostrar que existem formas de abordagem mais tranquilas para entender e aplicar em sua indústria. E de agora em diante vamos chamá-lo somente de PAC, nosso grande parceiro PAC que traz muitas melhorias e resultados favoráveis para seu negócio final.
 
A inspeção de produtos de origem animal é regida por algumas leis vigentes, as quais dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e foram regulamentadas pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possui em sua estrutura regimental o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) ao qual compete elaborar as diretrizes de ação governamental para a inspeção e fiscalização de
produtos de origem animal, inclusive aquícola e pesqueira, que serão executados por meio do SIF.
 
Desta forma, o SIF é o responsável pela inspeção e fiscalização nos estabelecimentos registrados junto ao DIPOA, seguindo as determinações estabelecidas no RIISPOA que abrangem todo o processo de fabricação realizado nos estabelecimentos que recebem o pescado e seus derivados para abate, manipulação, distribuição ou industrialização.
 
A inspeção e fiscalização em estabelecimentos de pescado e derivados deve abranger requisitos da inspeção tradicional e de autocontroles, sendo realizada em caráter periódico com exceção das atividades de abate de anfíbios e répteis que possuem inspeção em caráter permanente. Estes requisitos são os programas de autocontrole entre outras diretrizes que iremos abordar de forma mais fácil para melhor entendimento dos nossos leitores.
 
Sendo assim, vamos lá, mãos à massa!
 
Os PAC devem ser descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento. O serviço de inspeção fará a verificação oficial destes programas através de procedimentos próprios de verificação in loco e/ou documental. E eles são subdivididos em 15 elementos de controle:
 
1. Manutenção
2. Água De Abastecimento
3. Controle Integrado De Pragas
4. Higiene Industrial E Operacional
5. Higiene E Hábitos Higiênicos dos Funcionários
6. Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) Contaminação Cruzada
7. Controle de Matéria Prima, Ingredientes e Material de Embalagem
8. Controle de Temperaturas
9. APPCC - Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
10. Análises Laboratoriais (Microbiológicas e Físico Química)
11. Controle de Formulação de Produtos e Combate à Fraude
12. Rastreabilidade e Recolhimento
13. Respaldo para Certificação Oficial
14. Bem Estar Animal
15. Identificação, Remoção, Segregação e Destinação do Material Específico de
Risco (MER).
 
Nas próximas edições iremos trazer algumas dicas de como se atentar as principais necessidades para atender cada um deles trazendo benefícios para as indústrias e o produto final dentro dos padrões de qualidade e excelência.
 
Espero que possamos juntos a cada conteúdo transformamos esse “vilão” em um grande herói!
 
Sobre a Equali-Z
 
E-mail: qualidade@equali-z.com, luciana.lacerda@equali-z.com ou elane.correia@equali-z.com
 
 
Créditos: Canva
 

, Dipoa, FIS, Inspeção de pescado, Mapa, PAC, programas de autocontrole, Riispoa

Sobre Elane Cristine Correia Santos
 
  • Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
 
Sobre Luciana Lacerda
 
  • Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com
 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3