Gomes da Costa e Univali se unem para promover a sustentabilidade em SC

Gomes da Costa e Univali se unem para promover a sustentabilidade em SC

26 de agosto de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: Jabbi


Gomes da Costa e Univali se unem para preservar os estoques de atum e sardinha  na costa brasileira e garantir a sustentabilidade. A parceria pretende incentivar a pesca sustentável no setor, que é “responsável por mais de 100 mil toneladas de peixe capturadas ao ano e 10 mil empregos somente em Itajaí e Navegantes, que respondem juntas pelo maior polo pesqueiro do país”, informou o O Sol Diário. 


A parceira e as medidas sustentáveis são vistas como uma precaução pelas entidades: “hoje os estoques estão em boa situação, mas requerem atenção. O risco de qualquer problema significa muito para a região. Sem peixe, não há emprego”, afirma Paulo Ricardo Schwingel, oceanógrafo responsável pelas estatísticas de pesca produzidas pela Univali e pelos projetos em parceria com a empresa, em entrevista ao Sol Diário.

O projeto pretende fazer um levantamento e controle dos cardumes. “Os dados ajudam a definir ações do governo federal. O caso do atum é diferente, pois há um acordo internacional que regula a captura do peixe no Atlântico. Países como Argentina, Chile e Peru fazem monitoramentos de rotina. Precisamos saber o que pescamos e quanto pescamos. O conceito de sustentabilidade prevê que a pesca seja proporcional à capacidade de regeneração”, afirma Schwingel.


Para o Grupo Calvo, multinacional espanhola que adquiriu a Gomes da Costa, a pesquisa de estoques não é novidade e é muito necessária. O controle é comum em outros países onde a empresa atua, mas no Brasil ainda não havia um levantamento profundo, declarou a empresa.


O acordo terá o apoio da Secretaria Municipal da Pesca de Itajaí e do Sindicato dos Armadores e da Indústrias da Pesca (Sindipi), pois a sardinha é o principal produto da pesca brasileira e representa 25% de todo o pescado nacional, quando somado com as capturas de atum. Só em Itajaí e Navegantes há mais de cem embarcações envolvidas na pesca dessas espécies.

 

atum, estoque, Gomes da Costa, sardinha, sustentabilidade, univali

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3