GenoMar inicia obras de centro para genética de tilápia em Tocantins
Aquicultura

GenoMar inicia obras de centro para genética de tilápia em Tocantins

Centro de melhoramento será o primeiro com este formato para espécies de tilápia na América Latina

18 de agosto de 2020

A GenoMar Genetics anunciou nesta segunda-feira (17), que iniciou a construção do novo centro de melhoramento genético de tilápia em Monte do Carmo, em Tocantins. A nova estrutura faz parte do programa de investimentos contínuos da empresa, que distribui seus produtos sob as marcas GenoMar, Aquabel e AquaAmérica.
 
As obras do centro que que funcionará como um hub de pesquisa e desenvolvimento em formas jovens para todo o Brasil e América Latina, começaram em junho de 2020 e tem a previsão de iniciar as operações ainda no 1° trimestre de 2021.
 
Conforme a empresa, a localização no Estado está de acordo com sua política de estabelecer unidades produtivas em regiões com clima bastante favorável para a reprodução de tilápia, além das proximidades com a base de clientes.
 
 
A expectativa é que as novas instalações melhorem a infraestrutura de distribuição que a GenoMar já possui no Brasil e permitam a ampliação para outros países, como Colômbia e México. “Nós passamos os últimos dois anos no planejamento para este investimento e nossa equipe fez um trabalho fantástico, trazendo 20 anos de experiência prática em melhoramento de tilápia associado aos mais recentes conhecimentos e avanços em seleção genômica para maximização da eficiência do melhoramento genético, bem como projetos de biosseguridade consistentes”, disse em comunicado à imprensa Alejando Tola Alvarez, CEO da GenoMar Genetics Group.
 
Alvarez considera que o novo centro “será uma grande conquista para o grupo e toda a indústria de tilápia brasileira e latino-americana”. A percepção é apoiada nas pesquisas da empresa, que pretendem realizar uma “customização adicional de genótipos extremamente adaptados às condições locais de cultivo”. A produção local evita ainda, segundo ele, riscos de biossegurança decorrentes das importações de animais da Ásia ou de outros países.
 
A gestão do novo centro de reprodução e larvicultura ficou com a GenoMar Genetics Latin América. “Esse novo centro de melhoramento genético permitirá atender às nossas necessidades futuras de infraestrutura para gerenciar vários programas de melhoramento genético de tilápia e entregar genética superior para nossos clientes em um ritmo mais rápido de ganhos zootécnicos e econômicos”, destacou Diones Bender Almeida, Diretor da GenoMar Genetics Latino Americana.
 
 
 

 

alevinos, AquaAmérica, Aquabel, Genomar, GenoMar Genetics, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3