Formato Minuto gera 42% mais faturamento ao GPA

Formato Minuto gera 42% mais faturamento ao GPA

Supermercados de proximidade são uma tendência em todo o mundo e uma realidade lucrativa agora no Brasil

14 de julho de 2015

Os supermercados de proximidade são uma tendência em todo o mundo e uma realidade na França, terra do Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar. A experiência europeia foi traduzida para o Brasil, onde o GPA implantou há um ano suas primeiras lojas e agora já chega à sua 30ª Minuto Pão de Açúcar .

28 lojas ficam no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos) e, em maio deste ano, o GPA inaugurou a primeira unidade Minuto Pão de Açúcar fora de São Paulo, em Recife (PE). A experiência parece ter dado certo, já quem em junho foi inaugurada a segunda loja.

O formato, voltado ao público AB, oferece desde itens básicos até produtos especiais e importados. As lojas são menores, com 400 m², e com foco em compras rápidas e convenientes. O investimento por loja beira o R$ 1,3 milhão, totalizando investimento total de R$ 39 milhões em novas lojas. O objetivo é que o GPA feche o ano com 50 lojas.

Segundo o GPA, as lojas do gênero reafirmam a diretriz multiformato adotada pelo grupo. "Consiste na oferta de diferentes formatos para atender aos variados perfis de clientes, em seus mais diversos momentos de compra. Estudos internos da companhia confirmaram que o consumidor está cada vez mais multicanal, buscando diferentes locais para compor suas compras", diz nota da empresa.

Não é a primeira iniciativa do grupo no formato, que iniciou com as lojas Minimercado Extra em 2011 e hoje é o que mais cresce em vendas líquidas para o GPA. De acordo com a rede, a alta foi de 42% até março de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014.

Enquanto isso, no Carrefour...

O maior concorrente do GPA no País repete a competição na França. Também pretende expandir sua rede de formato proximidade - a Express, que iniciou em agosto de 2014 - e introduzir no País o formato "Drive", conforme o atual presidente mundial da empresa, Charles Desmartis, disse em entrevista à revista Isto É Dinheiro.

Publicada em maio, a reportagem indica que a loja do Carrefour no bairro de Pinheiros, em São Paulo, seja a primeira a receber esse novo formato. Segundo publicou a revista, o consumidor compra pela internet e retira as mercadorias após duas horas. "Em Chambourcy, cidade nos arredores de Paris, o Carrefour Drive está instalado num galpão de 1,6 mil metros quadrados e lida com 100 encomendas diárias, com tíquete médio de € 90 – cerca de 25% dos pedidos são feitos por celulares ou tablets. Para que esse formato funcione, porém, o Carrefour precisa colocar no ar o seu novo canal de vendas pela internet", apurou a publicação.

Carrefour Express, formato de proximidade, Minuto Pão de Açúcar, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3