Estudo atesta adaptabilidade da tilápia

Estudo atesta adaptabilidade da tilápia

29 de setembro de 2014

Crédito da imagem: sarahemcc

Estudo realizado sob liderança do Broad Institute do MIT e Harvard, publicado na revista Nature, fez o sequenciamento genético de cinco peixes africanos, incluindo a Tilápia do Nilo, e atestou que os mecanismos genéticos estão por trás da capacidade de adaptação desses animais aos mais variados tipos de ambientes.

Segundo o artigo, peixes como a tilápia são verdadeiros "mutantes naturais", pois a comparação dos genomas das cinco espécies da família Cichlidae mostrou uma surpreendente gama de modificações genéticas nesse peixe. "Não detectamos apenas uma grande mudança genética, mas inúmeros mecanismos moleculares que a natureza usou para levar esses peixes a um incrível grau de adaptação", disse Federica Di Palma, uma das autoras em entrevista a Agência Estado.


Segundo Mário Orsi, do Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, "a tilápia tem capacidade para se adaptar nos mais variados ambientes, mesmo em águas extremamente degradadas", afirmou em entrevista a Agência Estado.

estudo, genetica, nature, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3