Estudo aponta a importância do marketing no consumo de pescado em SP
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Estudo aponta a importância do marketing no consumo de pescado em SP

Consumo per capita de pescado no Estado de São Paulo ocorre em média 65 vezes ao ano

14 de dezembro de 2020

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), liderado pela engenheira de pesca formada na UNESP (Campus de Registro), e mestranda em gestão e inovação na indústria animal (USP-FZEA), Letícia Fernanda Baptiston, mostrou como o marketing no pescado é essencial para atender necessidades e desejos dos consumidores no Estado de São Paulo. A análise foi publicada no artigo "Comportamento do Consumidor Paulista de Pescado" (disponível aqui).
 
Na publicação, os pesquisadores modelaram o consumo de pescado e identificaram quais fatores estão associados a este consumo. Entre os resultados, os autores constataram que o consumo per capita de pescado no Estado ocorre em média 65 vezes ao ano.
 
Quanto aos fatores que influenciam o aumento ou a redução deste consumo, foi identificado que:
 
1) Caso seja ofertado aos consumidores o filé do pescado embalado, ou seja, abordando características na embalagem do produto, o consumo per capita se elevará em 16% ao ano (+ 10 vezes), passando para 75 vezes ao ano;
 
2) A cada acréscimo de pessoas na residência familiar, há uma redução na frequência do consumo per capita, por exemplo, da faixa entre 1-2 pessoas para 3-4 pessoas, a frequência diminuirá 8,48% (-5,55), resultando em um consumo de 59,86 vezes ao ano; 
 
3) Também verificou-se que em casas que possuem crianças, o consumo per capita de pescado tem uma redução em 18% (-11,78), o que acarreta em um consumo de 53,63 vezes ao ano;
 
4) O quarto fator observado pelos autores foi a respeito da religiosidade, um fator cultural e motivacional que exerce relevante influência nessa frequência do consumo, visto que, na ausência dos eventos religiosos (Semana Santa e Natal), o consumo per capita apresenta uma redução em 62% ao ano (-40,94 vezes), tornando a frequência média do consumo 24,47 vezes ao ano, portanto, pouco maior que duas vezes por mês.
 
Todos os resultados obtidos na pesquisa mostram que o consumidor paulista busca por produtos elaborados, conforto, conveniência e possui necessidades de segurança na oferta do pescado aos seus filhos. E, para os pesquisadores, tais dados podem ser explorados estrategicamente pelo segmento de produção, processamento e vendas para ampliar o consumo neste Estado. 
 
Quanto ao fator cultural, que motiva o consumo de pescado em datas religiosas, o estudo mostra a necessidade de ampliar a comunicação sobre a oferta do pescado o ano todo, visto que o consumidor se sente motivado a consumir apenas na Semana Santa e/ou no Natal” 
 
 
 
Créditos da imagem: Pixabay
 

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