Embaixada garante estande e brasileiros vão a Bruxelas para Seafood Expo Global
Primeiro dia da feira teve premiação Seafood Excellence Awards, vencida pela Mar & Terra em 2013
26 de abril de 2016
O estande é quatro vezes menor que o de anos anteriores, não tem chef preparando comida brasileira, mas o que interessa continua lá: os empresários brasileiros interessados em fazer negócios. Dólar alto, cenário doméstico incerto e um reaquecimento do cenário europeu motivaram diversas empresas interessadas em vender bem o Brasil na maior feira de pescado do mundo, a Seafood Expo Global, em Bruxelas.
A feira, que começou hoje, tem um meeting point de 20 m² bancado pela Embaixada do Brasil em Bruxelas com as seguintes empresas: Seabev International, Mar & Terra, Dellmare Pescados, Camanor, Sindfrio, RB Aquicultura, Bomar Pescados, Maris, MA de Lima Liola, Condessa, Netumar, Caix e Compescal.
A julgar pelo perfil das empresas, o foco da atuação brasileira é nas exportações de lagostas e na retomada das vendas externas de camarões. Com presença oficial, o Sindfrio concentra as empresas do Ceará focadas na lagosta. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) tem uma delegação específica coordenada pelo diretor comercial da entidade, Santa Júnior, cuja missão é reabrir espaços na Europa para o vannamei brasileiro.
Outra presença importante é da Mar & Terra, que retorna à feira depois de ter ganhado, em 2013, o prêmio de melhor produto de food service no concurso então chamado de Prix D'Elite, que corre em paralelo à feira, com a costela de tambaqui.
Veja algumas fotos da presença brasileira neste primeiro dia em Bruxelas (Crédito: Ximena Echague, colaboradora da Seafood Brasil em Bruxelas):
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Seafood Global Excellence Awards
O Prix D'Elite agora se chama Seafood Global Excellence Awards, mas manteve a tradição e realizou a cerimônia de premiação nesta terça-feira, durante o primeiro dia da feira. A alemã Kagerer & Co. e a francesa Freshpack foram as ganhadoras, nas categorias varejo e food service, respectivamente.
O Dim Sum – Quick ‘n’ Easy, da empresa de Munique, levou o prêmio do varejo por conta da praticidade - pode ser cozido no vapor ou no microondas - e pelos três sabores: har kao, shao mai e gyoza, servidos no seu próprio molho. Já na categoria para hoteis, restaurantes e catering, a Freshpack venceu com a sua carne crua de king crab, que usa uma lavagem de alta pressão para remover a carne das patas e embalá-las a vácuo inteiras.
[caption id="attachment_8164" align="alignleft" width="300"] Envase skin usado pela Marine Harvest França tem embalagem primária skin que fica entre duas embalagens secundárias com atmosfera modificada[/caption]
Foram 39 finalistas, de 15 países, que levaram para casa ainda outros prêmios especiais. Chamou a atenção a Marine Harvest da França, que venceu em duas categorias especiais: conveniência e embalagem para o varejo, com os miniterrines de salmão e um envase skin para filé de salmão que aumenta o shelf-life e a umidade do produto.
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