Contagem regressiva para fim da ARI de camarões não viáveis
Aquicultura

Contagem regressiva para fim da ARI de camarões não viáveis

Consulta pública se encerra no próximo dia 14 de fevereiro

27 de janeiro de 2020

Encerra-se no próximo dia 14 de fevereiro de 2020 a consulta pública sobre a Análise de Risco de Importação (ARI) de camarões não viáveis (limpos, eviscerados, sem casca e sem cabeça) destinados ao consumo humano. Clique aqui neste link para acessar o documento preparado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
O Mapa anunciou em 02 de dezembro que a consulta estaria aberta por 60 dias para estimar os riscos de introdução e disseminação de doenças de camarão no território nacional a partir da importação de camarões limpos.
 
A análise possui caráter genérico, ou seja, as conclusões se aplicam ao produto originado de qualquer país exportador. Segundo o Mapa, foram analisados 44 agentes patogênicos apontados como perigos potenciais para a carcinicultura nacional. Seis foram retidos para a avaliação de risco e os outros 38 não foram considerados perigos, tendo em vista já terem sido reportados no Brasil, ou porque não foram encontradas evidências científicas que permitissem enquadrar o agente patogênico como um perigo.
 
Para quem ainda deseja participar, basta enviar suas considerações e sugestões, tecnicamente fundamentadas para o endereço eletrônico cgri.dsn@agricultura.gov.br com o assunto “ARI camarões”.
 
 
Créditos da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/camar%C3%A3o-frutos-do-mar-fresca-3560003/
 

ARI de camarões, camarão, consulta pública de camarões, Mapa

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3