Confira o 1º dia da Seafood Show Latin America
Comercialização

Confira o 1º dia da Seafood Show Latin America

Evento vai até a quarta-feira (19) de outubro, das 13h às 20h, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo

18 de outubro de 2022

Começou nesta segunda-feira (17), a Seafood Show Latin America, feira de negócios para produtores de pescado frescos e congelados, distribuidoras, frigoríficos, importadores e a cadeia de maquinário auxiliar. Organizada pela Francal Feiras e Seafood Brasil,  o evento vai até a quarta-feira (19) de outubro, das 13h às 20h, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
 
Com mais de 70 marcas expositoras, que estão apresentando seus produtos e soluções, a expectativa é de que o evento receba em torno de 4 mil visitantes.  
 
A cerimônia de abertura contou com apresença de autoridades e representantes do setor, como o secretário de Aquicultura e Pesca (SAP), Jairo Gund, Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, Valeska Ciré, head de produto da Seafood Show Latin America, e Ricardo Torres, diretor e editor-chefe da Seafood Brasil. 
 
“E muito importante esta ocasião, pois o Brasil é a bola da vez no mercado de pescado. O país está à frente nas tendências globais em relação à pesca sustentável. É um ambiente favorável para fazer novos negócios ou consolidar os já existentes. O evento está muito bem organizado, com players de peso. Acredito que terá um bom resultado e, daqui para frente, só entrará em crescimento”, comentou Jairo. 
 
Confira a seguir alguns dos destaques do 1º dia:
 
Arena Talks
 
Neste primeiro dia de evento, o painel de abertura debateu a ‘A América Latina como um hub global de peixes e frutos do mar’, com mediação de Ricardo Torres, o encontro teve a participação de Eduardo Lobo, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) e da Câmara da Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carla Seain, subsecretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Província de Buenos Aires, e Cesar Pinzón, diretor-executivo da Fedeacua (Federação Colombiana de Agricultura).
 
Na sequência, a Letícia Baptiston fez a medição do painel que debateu o salmão. O encontro contou com a participação de Max Dominguez, diretor administrativo regional da América Latina da AquaChile, Matías Cirano, gerente de mercado da América Latina da Cermaq e Tiago Dreher, gerente comercial da Komdelli.
 
“Esta feira é muito importante para o mercado da América Latina, que merece um espaço deste nível. Temos que olhar com atenção para o mercado e traçar a melhor estratégia. No Chile, não pode faltar salmão e vemos um grande potencial no Brasil, que é nosso segundo maior importador, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Há um potencial tremendo de crescimento”, avaliou Max Dominguez, diretor administrativo regional da América Latina da AquaChile.
 
“Trabalhamos  para assegurar qualidade ao pescado. É muito importante mostrar que a indústria tem se preocupado cada vez mais com isto. Com a pandemia, vimos que os aplicativos de entrega tinham pizza, hambúrguer e salmão. Isso nos ajudou bastante. A demanda do Brasil está muito boa, o consumo está estimulado”, disse Matías Cirano, gerente de mercado da América Latina da Cermaq.
 
Em seguida, Letícia também moderou outro painel com as presenças de Pablo Basso, gerente geral da Iberconsa Argentina, e Martinho Colpani, presidente da Cooperpanga e Colpani Pescados, debatendo as mesmas questões, desta vez voltadas ao comércio do panga e demais peixes brancos.
 
IX SIMCOPE 
 
Entre os eventos paralelos, a 9ª edição do Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado (SIMCOPE) recebeu palestrantes nacionais e internacionais para debaterem a segurança alimentar, a indústria do pescado e outros temas relevantes. A programação segue ao longo dos três dias de evento, entre 17 e 19 de outubro.
 
Pesquisadora científica no Instituto de Pesca e coordenadora do evento, Érika Furlan ressaltou a importância de estar ao lado da Seafood Show Latin America neste ano. Para ela, a participação na feira aproxima o setor de pesquisa ao do mercado de peixe, o que ajuda muito para aprimorar e garantir a segurança do pescado, desde a água até chegar no prato do consumidor. 
 
“Foi fundamental essa parceria. Além de prazerosa, ela nos deu mais segurança para essa retomada presencial depois de dois anos trabalhando online. Não estávamos com forças para reiniciar por ter uma equipe enxuta. Criamos esse simpósio para ajudar a academia a se aproximar do setor produtivo, fazendo com que os dois trabalhem de forma coesa. Em um evento de negócios, conseguimos uma participação maior do setor produtivo”, declarou.
 
Arena de Inovação APTA AgriFutura Pescado
 
A Arena de Inovação APTA AgriFutura Pescado, espaço para novas tecnologias do setor tambem teve uma movimentação intensa neste primeiro dia de evento. Entre as atrações, o sorvete à base de proteínas de tilápia desenvolvido pela By Fish. “Criamos um processo que, por meio da aplicação de enzimas, transforma o pescado em proteína líquida inodora e de sabor neutro”, explica Ana Maria Silva, fundadora da startup paranaense. “Agora, buscamos investidores para dar escala comercial às sobremesas, assim como aos nossos enlatados de filé de tilápia, filé de pacu e rã”. 
 
Também participam do showcase as empresas Dupeixe, LEX, AQUi9, SAMPLE, POTIMARKET e Fishcode, todas com propostas inovadoras para agregar valor à cadeia de pescados e frutos do mar.
 
Outra atração do AgriFutura Pescado é a Maratona de Inovação do Pescado. “Até quarta-feira nós vamos desafiar alunos de três instituições federais a terem grandes ideias em dois eventos: a Gincana do Pescado e o Hackathon do Pescado. Será um momento muito inovador, com muitas ideias e dinâmicas. Todos são bem-vindos para acompanhar as iniciativas”, convida Marcelo Souza, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto de Pesca (IP) – uma das entidades organizadoras da Maratona, ao lado do Instituto INNA ImC™ de Inovação Israelense e da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA).
 
A Maratona de Inovação do Pescado será disputada por 12 equipes formadas por alunos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), do Instituto Federal de São Paulo (SP) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ambas as competições classificam três times para as finais, que acontecem na tarde da quarta-feira (19/10), no último dia do evento.
 
Seafood Service Show 
 
“O pescado e as periferias” foi tema de uma das aulas que aconteceram no espaço Seafood Service Show. A apresentação de Tia Nice, da Organicamente Rango e do chef Edson Leite, fundador da escola Gastronomia Periférica. A Tia Nice preparou aos telespectadores a degustação de uma receita de cuscuz de tilápia com camarão. Por sua vez, o chef Edson  preparou o chamado “Bacalhau de Rua” – tilápia salgada e curada por sete dias. A carne, desfiada, foi servida acompanhada por purê de batata roxa.
 
No dia 18, o tema do Seafood Service Show é “Atum e a gastronomia japonesa”, com aulas-show do consultor César Calzavara, perito em qualidade de pescado, e a chef Nanci Emi Kawahito, sócia da Nagoya Sushi School. Um corte de atum especial, com cerca de 40 quilos, será levado ao evento e utilizado pelos especialistas no preparo de iguarias.
 
Programação
 
Ao longo dos três dias de evento, a Seafood Show Latin America também vai oferecer mesas-redondas, painéis e debates abrangendo desde a indústria de processamento até a importação, varejo e food service. A programação você confere no site: www.seafoodshow.com.br 
 
Serviço  
 
Seafood Show Latin America  
 
De 17 a 19 de outubro – das 13h às 20h  
 
Local:Pro Magno Centro de Eventos 
 
Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo 
 
Créditos: Organização Seafood Show Latin America
 
 

evento, feira de pescado, Francal Feiras, Mapa, pesca aquicultura, pescado, SAP, seafood brasil, Seafood Show Latin America

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3