Boletim “Pescado em Análise”: Turbilhão Institucional 18/03
Comercialização

Boletim “Pescado em Análise”: Turbilhão Institucional 18/03

Coronavírus e mercado nacional e internacional do pescado desta quarta-feira (18)

18 de março de 2020

O Turbilhão Institucional é tema do Boletim “Pescado em Análise” desta quarta-feira (18), e mostra como governo federal tenta se antecipar a um caos nas contas públicas a partir dos pacotes de auxílio e perda de arrecadação e pleiteia junto ao Congresso a decretação de Estado de calamidade pública, enquanto o presidente, Jair Bolsonaro, segue na toada das declarações anti-histeria. O cenário sanitário se agrava com a primeira morte oficialmente registrada e análises de um cenário de sobrecarga inédita do SUS nos próximos três meses.
 
No mercado internacional do pescado, tímidos sinais de recuperação começam na Ásia. Apesar da economia combalida pelas duras medidas restritivas que adotou e os reflexos internacionais em fornecedores e parceiros de negócio, a China retoma compras e favorece origens. Já os exportadores concentrados no mercado europeu devem ser os principais afetados, a demanda segue baixa e não há tradição de estocagem de produtos - como nos EUA e Brasil. 
 
Leia aqui o Boletim “Pescado em Análise”: Turbilhão Institucional
 
Mercado
Em meio a medidas emergenciais no Brasil e nos Estados Unidos, o mercado financeiro teve um dia de trégua ontem. Hoje, ainda tem reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e a expectativa é que haverá um novo corte na taxa básica de juros. Enquanto o mercado de commodities segue oscilando.
 
Aquicultura 
Na tilápia, a diminuição da compra pelas redes de restaurantes já começa a provocar impactos enquanto no varejo não se sente uma diminuição na demanda. O mercado de nativos ainda não sofre os efeitos da crise, segundo a PeixeBR. Já o logístico de matérias-primas para elaboração de insumos começa a cobrar seu preço. 
 
Pesca 
Indústrias de Santa Catarina dependentes de matéria-prima oriunda da pesca extrativa já começam a adotar medidas drásticas com a decretação de estado de emergência no Estado. No porto de Itajaí, assim como em outros, faltam contêineres para exportação já que os equipamentos não chegam ao País.
 
Indústria 
A retomada de compras chinesas já afeta parceiros dedicados a aprimorar as relações comerciais. No Brasil, grupos já registram aumentos nas vendas e nos preços. 
 
Varejo
Dados divulgados ontem pela Apas dão conta de que o movimento de consumidores nos supermercados cresceu no Estado de São Paulo. As vendas do comércio em geral tiveram queda de 16,3% no último final de semana, na comparação com o anterior.
 
Institucional
Fonte da SAP confirma que há bastante pressão dentro do governo federal para cortes orçamentários e redução de equipes. Outros eventos com forte impacto no setor foram cancelados ontem, como a Aquishow Brasil.
 
O Boletim “Pescado em análise” trará diariamente as informações mais relevantes do mercado que respaldem sua tomada de decisões neste período de crise desencadeada pela pandemia do coronavírus.
 
 
Créditos da imagem: Pixabay
 

aquicultura, Boletim “Pescado em análise”, foodservice, Indústria, institucional, mercado internacional, pesca, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3