Aquicultura na Ásia em foco: Cingapura
Aquicultura

Aquicultura na Ásia em foco: Cingapura

Um dos primeiros países a reorganizar seu modelo econômico industrial orientando suas atividades para uma nova economia baseada em serviços

Luiz Storino Filho - 22 de agosto de 2019

arroba publicidade
A ilha de Cingapura — cidade estado localizada no sudeste Asiático, que foi um dos primeiros países a reorganizar seu modelo econômico industrial orientando suas atividades para uma nova economia baseada em serviços bancários e de logística, em 2018 inaugurou um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento para aquacultura.
 
O governo da ilha, sob a liderança da Agri-food & Veterinary Authority (AVA) de Cingapura abriu um conjunto de laboratórios da ilha de Saint Jonh, que pertence ao arquipélago e fica a 20 minutos de barco do terminal de passageiros operado próximo ao centro da cidade.
 
O foco é oferecer serviço de pesquisa para suporte do cultivo de camarões, peixes e outros crustáceos a partir de trabalhos realizados na ilha para o teste e aperfeiçoamento de práticas e inovações a serem implementadas no campo, mas que precisam ser adaptadas às condições ambientes locais ou até mesmo simuladas, daí a escolha de uma ilha isolada para instalação desses laboratórios que emulam as condições da aquacultura local.
 
Alguns desses trabalhos, quando submetidos a avaliação do governo podem ainda contar com suporte financeiro. O governo de Cingapura tem uma tradição muito forte no fomento de cultura de inovação porque ali existem uma correlação muito forte entre inovação e resultado de negócios.
 
 
Duas empresas do Japão iniciaram seus trabalhos para aprimorar sua tecnologia de cultivo de algas e aproximação de empresas européias para o teste de aditivos de ração vem acontecendo sistematicamente.

Sobre Luiz Storino Filho
 
  • Diretor de Novos Negócios da Ceresco Nutrition na Asia, sócio e membro do conselho diretivo da Agertek no Brasil e representante na BluEco Network.
 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3