Análise dos preços do filé de tilápia fresco e congelado em 71 cidades
Comercialização

Análise dos preços do filé de tilápia fresco e congelado em 71 cidades

JubartData é uma start-up de acompanhamento e análise de mercado que vem desenvolvendo uma metodologia própria

Abraão Oliveira - 13 de dezembro de 2023

Como falamos no post anterior, a JubartData é uma start-up de acompanhamento e análise de mercado que vem desenvolvendo uma metodologia própria. Já coletamos mais de 220 mil preços de mais de 2 mil itens diferentes. Também coletamos dados de diversos tipos de categorias do varejo através de seus e-commerces. 

Hoje vamos falar exclusivamente do Filé de Tilápia Fresco e Congelado em 71 cidades onde o Carrefour tem loja e onde coletamos 20 itens diferentes. Além da marca própria da rede de varejo pesquisada, a marca que teve a maior frequência e que foi ofertada no maior número de lojas foi o produto da Copacol "Filé de Tilápia Congelado Copacol 800g", presente em 46 das 71 lojas pesquisadas, seguido pelo produto da Netuno, o "Filé de Tilápia sem Espinha sem Pele Congelado Netuno 800g".
 
As cidades do Estado de São Paulo foram as que apresentaram maior diversidade de itens, sendo São Caetano do Sul, com 12 itens oferecidos à venda, seguida por Barueri e São Vicente, com 11 itens. 
 
Já as cidades de Uberlândia (MG), Anápolis (GO), Viamão (RS) e São Leopoldo (RS) apresentaram apenas um 1 item à venda. No gráfico abaixo, são apresentados os preços dos 10 itens com maior número de cidades presentes nas 71 cidades pesquisadas.
 
De todos esses itens, resolvemos comparar os 4 itens com maior frequência. Além dos itens citados anteriormente, incluímos o "Filé de Tilápia in Natura Congelado 400g". Aqui separamos duas categorias de apresentação: produtos com peso de 400 e 800 gramas. 
Percebe-se que o produto da Netuno (em vermelho) tem um valor de mercado superior aos demais produtos. Enquanto que o produto de marca própria do Carrefour (em azul), tem preço inferior, inferior até mesmo, ao produto sem marca (em roxo). Talvez uma estratégia de posicionamento da marca própria para aumento de vendas. 
 
Existem cidades em que os preços desses produtos têm uma variação maior, havendo cidades como Barueri (SP) em que o preço do produto in Natura 400g é muito próximo do preço do produto da Copacol de 800g. Vai à frente nesse artigo, falaremos sobre uma outra medida de análise: o preço para o peso convertido para 1 kg. 
 
Apenas nas cidades de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Lages e Joinville, além de Campo Grande no Mato Grosso, o produto da Copacol é mais caro que o produto da Netuno, contrariando a ideia dos custos logísticos como fator principal de precificação, uma vez que a planta processadora da Copacol se encontra no Paraná, Estado ao lado de Santa Catarina. O que demonstra que, nessas regiões, a marca Copacol tem um valor de mercado superior ao concorrente. 
 
As cidades do RS, posicionadas do lado direito do gráfico, apresentam-se, entre seus itens, apenas o produto in natura congelado e o da Copacol, enquanto que as cidades do Nordeste e Minas Gerais (mais para o lado direito do gráfico), apresentam-se apenas o produto de marca própria do Carrefour e, em alguns casos, o produto da Netuno. Sendo sempre, o produto Carrefour o mais barato. 
 
Dentro do Estado de São Paulo, esse 4 itens tiveram uma variação de preços diferente por cidade. Percebe-se que Diadema, São Vicente e Barueri foram as cidades onde os preços dos itens estiveram mais próximos, enquanto Taubaté, São Carlos, Praia Grande e Itu, foram onde os preços dos produtos tiveram mais variação. 
 
Agora, atenção! Quando convertemos os preços dos produtos para o peso equivalente a 1 quilograma, temos uma mudança significativa do valor dos mesmos.
O Filé de Tilápia in Natura Congelado 400g (agora representado pela cor roxa) torna-se o produto mais caro em todas as cidades, seguido pelo produto da Netuno (em verde), e estando o produto Copacol (em vermelho) mais próximo do valor do produto do Carrefour (azul) que continua sendo o mais barato. 
 
Dentre as inúmeras análises e conclusões que podemos fazer fica evidente que não existe ainda no Brasil uma marca que contemple todo o território nacional, nem mesmo dentro de uma das maiores redes de varejo nacional, havendo portanto abertura para a entrada de novos concorrentes de grande porte. 
 
Além disso, não analisamos nesse post o padrão de participação das marcas menores, ou questões sobre a relação desses dados com densidade populacional e renda, quem sabe em uma próxima série. 
 
Leia mais análises em https://jubart.com.br/author/abraao/
 
Créditos: Canva
 

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Sobre Abraão Oliveira
 
  • Engenheiro de pesca com mestrado em agronegócio e especialização em fluxos comerciais de pescado. É fundador da consultoria ProjePesca e cofundador da JubartData, que possui diversas empresas internacionais em seu portfólio. Atua como consultor de inteligência de negócios para empresas de pesca.
 
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