América Latina tem maiores projeções de alta na produção e consumo
Indústria

América Latina tem maiores projeções de alta na produção e consumo

Crise de demanda na Europa e estagnação asiática forçam latinos a olharem ao próprio bloco

27 de dezembro de 2022

Se fosse um país, a América Latina e o Caribe seriam o terceiro maior do mundo em termos populacionais. Neste quase finado 2022, vivem no bloco em torno de 660 milhões de pessoas, das quais pouco mais da metade estão no México ou no Brasil - disparados os maiores mercados consumidores da região.
 
No que diz respeito à produção de pescado, são mais de 15 milhões de toneladas de produtos aquícolas e pesqueiros, com uma receita superior a US$ 20 bilhões com exportações. Na pesca, a Argentina e o Peru puxam a fila, enquanto o Chile e o Equador lideram como potências aquícolas locais.
 
No meio do caminho, temos com relevância internacional o México e países da América Central, como Honduras e Guatemala. No entanto, Brasil e Colômbia já se projetam globalmente após abastecerem seu faminto mercado consumidor local. A tese que levantamos aqui da construção de um novo hub se deve justamente ao fato de que na América Latina estão todas as condições para a expansão produtiva e, ao mesmo tempo, pujantes, diversos e apaixonados mercados consumidores.
 
Juntos, os países dessa região geográfica unidos pelo idioma e traços culturais similares devem aumentar a produção de pescado em 32,8% até 2030. No mesmo período, o consumo regional, hoje perto dos 10 kg per capita/ano, pode chegar aos 15 kg per capita/ano. Satisfazer este apetite depende hoje em larga medida do comércio intra-regional - 47% das trocas comerciais do setor acontecem dentro do bloco. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU).
 
Há espaço e demanda, portanto, para crescer além dos tradicionais mercados europeus, norteamericanos e asiáticos. A região agora dispõe inclusive de uma feira de negócios capaz de fomentar o comércio intra-regional: a Seafood Show Latin America, cuja edição de estreia, no último mês de outubro, reuniu mais de 3.000 pessoas de 12 países. Nesta reportagem, analisamos alguns
dos cases exitosos ou com grande potencial na região.
 
 
Leia a reportagem completa aqui neste link, que o levará à edição #46 da Seafood Brasil.

comercialização, intercâmbio comercial, Seafood Show Latin America CONNECT, venda de pescado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3