19ª Semana do Pescado com ações no varejo pelo País
Varejo

19ª Semana do Pescado com ações no varejo pelo País

Campanha foi lançada em Foz do Iguaçu (PR), durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC)

09 de setembro de 2022

No dia 1º de setembro teve início uma das datas do ano mais importante para o setor: a 19ª Semana do Pescado. Com uma série de ações promocionais nos principais varejos brasileiros, diversas marcas e estabelecimentos já estão em ação para o aumento do consumo de pescado em todo o Brasil. A campanha deste ano vai até o dia 15.
 
A campanha de 2022 foi lançada em Foz do Iguaçu (PR), durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC). Já a abertura foi no Santuário Cristo Redentor, o maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro e do País. No dia 31/08, o monumento do Cristo Redentor foi iluminado na cor azul, simbolizando as águas dos mares e rios. O reitor do Santuário, Padre Omar, abençoou peixes levados por pescadores.
 

Créditos: Organização Semana do Pescado

A campanha pelo País
 
A 19ª edição da Semana do Pescado já conta com várias ações em locais públicos e privados. Em São Paulo, por exemplo, o objetivo é elevar consumo do pescado em pelo menos 20% no Estado, 'aumentando também variedade de espécies comercializadas a preços atrativos", ressalta médica veterinária sanitarista, consultora do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP) e coordenadora da campanha em São Paulo, Stela Conte.
 
Uma das ações programadas foi o almoço social no dia 8 para 180 crianças e adolescentes carentes (atendidas no Projeto Pare a Fome, pertencente à ONG Capim Santo) oriundas do Instituto André Franco Vive, na comunidade de Raposo Tavares. A equipe de gastronomia fará pratos especiais com filés de tilápia doados pela empresa Cristalina. 
 
A ação em São Paulo foi viabilizada pela parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando apoio a ONG Capim Santo, que há 13 anos forma profissionais para o mercado de trabalho. Crianças participantes ganharão cartilha educativa sobre importância da Semana do Pescado, com informações e brincadeiras. Esse material foi doado pelo Instituto de Pesca Centro Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
Na agenda, além da adesão de vários estabelecimentos, destaque para parceria com tradicional Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), que promoverá de 9 a 18/9, em bancas de pescado descontos em diversos produtos. O local será decorado com apoio da empresa Bom Porto Bacalhau, atraindo atenção do consumidor para a campanha.
 

Créditos: Organização Semana do Pescado

Festival do Salmão

Em Santos (SP), até o dia 18/9, o Mercado de Peixes de Santos, na Ponta da Praia, sediará o Festival do Salmão. O portal da Prefeitura revela que durante o evento, os 20 boxes do mercado estarão vendendo salmão inteiro e fresco a partir de R$ 59,99 o quilo. Os descontos são de até 30%. A estimativa dos permissionários é de vender até cinco toneladas da espécie por dia durante o festival.
 
Segundo Augusto Viúdes, proprietário da barraca Don Augusto, uma negociação especial com fornecedores do peixe, importado do Chile, e a compra em quantidade, permitiram a redução do processo para o evento. Ele lembra que para efeito da promoção só valerá a compra do salmão inteiro.
 
Promoção na Coop
 
Ainda em São Paulo, a Folha do ABC conta que a Coop realiza em todas as suas lojas de supermercado a campanha com a proposta de alavancar as vendas em cerca de 10%, em comparação ao mesmo período do ano passado, e também de incentivar o consumo de pescado.
 
Até o dia 15, os cooperados e clientes encontrarão várias ofertas e promoções em sua linha de peixes congelados, envolvendo grande variedade de espécies características do mar e do rio, como tilápia, merluza, cação, sardinha, salmão, piau, dentre outras.
 
Churrasco da Fider
 
A Fider Pescados realizou em 3/9 o seu churrascada de tilápia no estacionamento do hipermercado Carrefour – Aricanduva (SP) em comemoração à Semana do Pescado. Quem passou por lá degustou de uma deliciosa tilápia vermelha preparada por Valmir Ortega, Chef e proprietário da empresa RT merchandising. 
 
“Este é o primeiro evento neste formato e foi um sucesso. O brasileiro acostuma-se aos poucos à tilápia, um peixe de alta qualidade, sabor e aceitação. Estamos muito satisfeitos em ver tanta gente degustando e aprovando nossa tilápia, além de ter o contato com nossa marca”, destaca Rogério Gaidies, do departamento comercial da Fider Pescados.
 
Quem não conseguiu participar da degustação tem acesso aos filés de tilápia fresco, peixe inteiro preta e peixe inteiro vermelha com desconto no hipermercado Carrefour Aricanduva, em São Paulo.
 
Créditos: Divulgação
 
Condições especiais da Frescatto 
 
Já a Porto Frescatto negociou condições especiais em redes de supermercados e restaurantes com o objetivo de incentivar o consumo: na compra de 6 itens da peixaria, o 6º (de menor valor) sai de graça. Segundo o Monitor Mercantil, a promoção é válida somente para pescado individual. 
 
Esse ano, a Frescatto Company convidou para serem os influenciadores da campanha o chef de cozinha Thiago Sodré e a chef Juliana Gueiros. Durante o período, eles vão interagir com o público por meio das redes sociais da empresa, ensinando receitas e produzindo conteúdo exclusivo. Os dois vão usar o conceito de como “dar um Frescatto” em uma receita comum e ensinar substituir uma outra proteína por peixe em uma receita famosa no Brasil, como o próprio churrasco de pescado.
 
De acordo com Thiago De Luca, CEO da Frescatto Company, a Semana do Pescado representa uma grande união de esforços para levar mais pescado à mesa dos brasileiros. “Somos patrocinadores da semana do pescado desde a primeira edição. A campanha tem o objetivo de incentivar o consumo de pescados, mostrando que o peixe como alimento saudável pode estar no dia a dia do brasileiro”, disse De Luca.
 
Ação do Super Adega
 
Em Brasília (DF), as quatro unidades do atacadista Super Adega participam pela 19ª vez da Semana do Pescado com ofertas para os clientes. O Jornal de Brasília mostra que a rede criou diversas promoções para os peixes e frutos do mar vendidos em suas lojas até 15 de setembro. “Teremos mais de 70 variedades com desconto. Desde sardinha e tilápia até camarão e merluza”, afirma Sandro Covre, diretor da Super Adega. “Vai chegar muito produto fresco e de alta qualidade, graças à atenção especial que esses ingredientes vão receber com o evento”, complementa.
 
Créditos: Canva
 
 
 

 

 

 

COOP, feiras, Fider Pescados, Frescatto Company, frutos do mar, IFC, Mercado Municipal, peixes, pescado, promoção, Semana do Pescado, supermercados, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3